terça-feira, 22 de abril de 2014

Especial Bibliotecas 4 - Ensinar a pesquisar para fortalecer a autonomia

Para que a biblioteca cumpra a função de expandir o conhecimento, é preciso diversificar o acervo e torná-la um ambiente de descobertas


Texto: Ana Rita Martins - Nova Escola

A biblioteca é um local que concentra informação e saber encontrá-la é uma competência fundamental - e deve ser ensinada desde cedo. "Esse exercício evita a formação de alunos dependentes do professor, que não acessam o potencial dos livros por si mesmos e se tornam passivos em relação ao conhecimento", afirma Walda de Andrade Antunes, mestre em Ciências da Informação e doutora em Educação, com uma tese sobre biblioteca escolar. Para que os alunos acessem a diversidade de fontes, é preciso colocá-los a par das regras de organização desde a Educação Infantil.

O livro Ler e Escrever - Entrando no Mundo da Escrita, da pesquisadora francesa Anne Marie-Chartier e de outros autores, diz que o ideal é expor primeiramente a criança a cantos de leitura na própria sala de aula, estimulando-as, aos poucos, a reconhecer as diferentes "famílias" de livros, como os didáticos, os de histórias e os dicionários, inclusive separando-os por suas características. Desse momento em diante, vale introduzir as formas de organização usadas normalmente (ordem alfabética, por tema etc.) para que as crianças se habituem a elas.

No Ensino Fundamental, uma atividade interessante é a do jogo do bibliotecário, em que a turma tem de achar um determinado título. Após o desafio, a professora pode questionar por que os alunos foram em determinada direção e por que encontraram a obra num determinado local e não em outro.

Saber em que prateleira cada coisa está, entretanto, não basta. É preciso acompanhar o aluno no manuseio das obras e ensinar o nome e a função das partes do livro, como índices, notas de rodapé, orelha e contracapa. Um projeto de pesquisa que abranja objetivos, justificativas, metodologia, produto final, fontes de consulta e cronograma também é importante para mostrar as fases do processo. O resultado é que, além de aprender o conteúdo, o jovem desenvolverá saberes que serão usados sempre.

Nenhum comentário: